sábado, 28 de novembro de 2009

Casa onde não há pão...

Actividades várias têm-me afastado da minha terra. Regressado e fresco, constato que "a ocidente, nada de novo", como diria o outro. Os que mandam estão cá todos, e se algumas caras são diferentes, a perspectiva parece que é a mesma. Os encalhos do país lançam o povo em marasmos vários, e tudo passa ao lado. Clamar para quê? A impunidade há muito que anda à solta, pavoneando-se nos corredores do poder. Assobiamos, olhamos para o céu, esperamos que chova a sério para encher as barragens, queixamo-nos mas de seguida levantamos os ombros numa impotência que rapidamente se transforma em indiferença.
O país está em crise, as expectativas estão em crise. Há muito para fazer mas parece que não há nada a fazer. Até a desilusão entrou em crise, mais a mais agora que o Natal está aí não tarda.

Mas adiante.

De um blog interessantíssimo - http://osinodaaldeia.blogspot.com/- colo aqui um apontamento para pensar:



Andam eriçados os senhores deputados.
Jaime Gama decidiu apertar o controlo das despesas aos ilustres representantes do povo e vai daí, à boca cheia ou pelos corredores já se diz que o "vírus presidencial" atingiu o presidente Gama.
Com efeito, este pôs fim aos desdobramentos das viagens e o direito a milhas, já negou autorização a deslocações ao estrangeiro e quer obrigar os deputados a justificar em pormenor as faltas nas reuniões das comissões parlamentares, tradicionalmente justificadas com um simples e meramente formal "Trabalho Político", o que na prática significa pretender uma moralização de costumes no seio da Assembleia.
Aqui d'El-Rei! , terão gritado os republicanos ilustres; que "é uma atitude lamentável e que só menoriza o deputado", que é "a funcionalização do papel de deputado", etc...etc...etc...
E ainda há quem não aceite as reivindicações dos demais trabalhadores quando lhes retiram pequenas benesses ou suprimem direitos adquiridos.

Isto é que vai uma crise!!!

Sem comentários: